Eu continuo pensando que amizade é coisa tao séria que nao deveria existir um dia para ela...
Com a amizade eu aprendi uma coisa muito importante e que vale para qualquer relacionamento humano. A amizade é antes de mais nada criacao de vínculo... é aquela velha história do Pequeno Príncipe, do deixar-se cativar...
Na pós-modernidade nao existe mais um cativar que seja eterno. Os vínculos duram enquanto sao alimentados, enquanto há proximidade física, emocional, afetiva, enfim, existencial. Aquela coisa do "longe dos olhos e perto do coraçao" perdeu grande parte do seu valor. Também nao se vive mais relacionamentos humanos baseados em ideais e valores abstratos ainda que sejam de natureza moral e/ou religiosa.
A sociedade liquida moderna - como a chama Baumann - exige que os relacionamentos sejam cultivados e alimentados constantemente. O apaixonar-se e o desapaixonar-se, ainda pensando com Baumann, acontecem numa fluidez impressionante. Nao há metafísica que resista aos apelos incessantes das novas paixoes.
Portanto, com os amigos e amigas é preciso mais do que nunca criar, cultivar e alimentar vínculos. Enfim, é preciso saber cuidar...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Caro Moa!
Para mim amigos são as pessoas de quem gosto,estando longe ou perto.
O laço sempre existirá, pois já fui cativada. O tempo da amizade não é o mesmo tempo do trabalho ou o tempo de uma paixão, o tempo de se viver com o pai e a mãe, etc. A amizade persiste na lembrança e na saudade, também. Seria bom se pudéssemos manter laços físicos com todos os amigos de forma regular, cuidar de todos, porém deixaríamos de continuar a viver como a vida deve ser vivida, talvez.
Saudade!!
Grande abraço,
Gisa
Postar um comentário