segunda-feira, 20 de julho de 2009

Dia do amigo

Eu continuo pensando que amizade é coisa tao séria que nao deveria existir um dia para ela...

Com a amizade eu aprendi uma coisa muito importante e que vale para qualquer relacionamento humano. A amizade é antes de mais nada criacao de vínculo... é aquela velha história do Pequeno Príncipe, do deixar-se cativar...

Na pós-modernidade nao existe mais um cativar que seja eterno. Os vínculos duram enquanto sao alimentados, enquanto há proximidade física, emocional, afetiva, enfim, existencial. Aquela coisa do "longe dos olhos e perto do coraçao" perdeu grande parte do seu valor. Também nao se vive mais relacionamentos humanos baseados em ideais e valores abstratos ainda que sejam de natureza moral e/ou religiosa.

A sociedade liquida moderna - como a chama Baumann - exige que os relacionamentos sejam cultivados e alimentados constantemente. O apaixonar-se e o desapaixonar-se, ainda pensando com Baumann, acontecem numa fluidez impressionante. Nao há metafísica que resista aos apelos incessantes das novas paixoes.

Portanto, com os amigos e amigas é preciso mais do que nunca criar, cultivar e alimentar vínculos. Enfim, é preciso saber cuidar...

sexta-feira, 6 de março de 2009

Dia Internacional da Mulher

Diz a Bíblia que a mulher foi feita da costela do homem e no lugar dela Deus fez crescer carne, conforme lemos em Genesis 2,21. Algumas pessoas mal intencionadas buscam nesse mito fundador da humanidade a explicaçao da origem da discriminaçao da mulher. Dizem que a mulher foi feita da costela, carne de segunda - diria o gaucho - e que portanto está mais do que justificado e esclarecido o lugar da mulher na sociedade.
Pra sorte das mulheres e de todos os homens, existem pessoas mais sérias. Os grandes estudiosos e hermeneutas da Biblia concluiram que a traducao nao foi feliz. O mais correto seria afirmar que a mulher foi feita "do lado do homem", ou seja, criada para ser a parceira, pra que o homem nao fique "só" (cf. Gn 2,18). Nem dos pés, nem da cabeça, nem superior, nem inferior, mas do lado, nao da costela. Há uma força simbolica extraordinaria nisso...

É fruto de uma construcao historica a ideia de que a mulher é o sexo oposto. Até a Idade Média a mulher nao era reconhecida como um ser de caracteristicas proprias, o genero feminino nao existia. Era mais importante ter um bom cavalo do que uma boa esposa. Essa concepçao ainda nao foi superada completamente e ainda está arraigada no inconsciente coletivo, inclusive das mulheres. Fico me questionando: se a mulher é o sexo oposto qual seria entao o sexo achegado, adepto, aliado? De quanto se tem noticia apenas dois sexos sao conhecidos, embora sobre as formas de viver a sexualidade se possa tergiversar. Que o DIA INTERNACIONAL DA MULHER ajude o homem a "descer do cavalo" e que a mulher esteja ali do lado para recebe-lo para que juntos possam cuidar de tudo que existe no jardim que outrora se chamava Eden e que hoje se chamar planeta terra, Brasil, etc... Parabens a todas as mulheres.

segunda-feira, 2 de março de 2009

A fome no mundo e a riqueza do Vaticano...


De vez em quando comento com as pessoas sobre meus passeios e impressoes que tive do Vaticano daqueles tempos aureos em que vivi nos seus entornos.
Entao algumas pessoas colocam a seguinte questao: se o Vaticano possui tanta riqueza, tanto ouro nao seria melhor que vendesse tudo e ajudasse os pobres?
Eu respondo laconicamente: NAO!
E depois explico: Vender até que se poderia, mas o problema seria quem vai comprar... Nao existe pessoa no mundo que tenha juntado dinheiro com meios licitos capaz de comprar os bens culturais e materias que o Vaticano possui. Aquilo simplesmente é impagável. E mais: é patrimonio da humanidade e o Vaticano é apenas o guardiao nao auferindo grandes vantagens financeiras.
Serve mais para ostentar uma imagem de Igreja, fruto de um periodo historico e que nao é com certeza a Igreja que o proprio Vaticano pregou no seu concilio dos anos 60.
Contudo ainda que fosse possivel e aceitável a venda do patrimonio ela nao acabaria com a fome no mundo.
O orçamento de um ano do Vaticano corresponde ao que os EUA gastaram em um dia de guerra no Iraque. Nao seria interessante exigir alguma ajudinha deles tambem??
Quanto aos bens do Vaticano, na minha proxima viagem a Roma, eu prefereria encontra-los sob a custodia da Igreja do que ve-los nas maos do Berlusconi, do Bil Gates, dum Sheike ou dum banqueiro golpista. Ou voce preferiria pagar 50euros do que usar camisa e calca pra ingressar no territorio da Santa Sé???