A semana romana foi marcada pelo incidente do "boicote" da ida do Papa a "Università La Sapienza" para a aula inaugural do ano letivo.
Alguns professores e alunos protestaram dizendo que o Papa nao poderia ir a uma universidade leiga, que isso seria a intromissao da Igreja etc e tal.
Moral da historia: o Papa renunciou ao seu discurso.
Teve porem o efeito contrario. Os estudantes catolicos, motivados pela diocese de Roma se mobilizaram e domingo estarao em peso na Praca Sao Pedro, para a oracao do Angelus. Sera uma grande manifestacao de apoio ao Papa, que como se viu na sua ultima aparicao publica estava muito mexido com essa situacao.
Eu tambem estarei la na praca. Nao somente para apoiar o Papa. Mas como um gesto simbolico do que significa para mim a universidade.
A universidade é por definicao aberta, universal e nao pode opor-se a nenhum tipo de pensamento. Pode e deve critica-lo, mas nao sem ouvir, sem conhecer.
Se os professores e universitarios tivessem escutado o discurso do Papa que se tornou publico e muito mais lido com a "censura" teriam honrado o nome UNIVERSIDADE E A SAPIENCIA.
Eh verdade que o Papa, mesmo nao querendo impor a fé, como diz no discurso que deveria ter pronunciado, nunca deixa de falar como Papa. O Papa é Papa e ponto. Eh Papa mesmo quando passeia nos jardins do Vaticano escutando Mozart no seu Ipod Touch Screen...
Mas o Papa de agora é considerado umas das pessoas mais inteligentes e cultas dos 6,6 bilhoes de seres humanos do planeta. Nao querer ouvi-lo nao parece uma atitude inteligente de quem esta na UNIVERSIDADE, ainda mais quando essa se chama "LA SAPIENZA" (A Sapiencia).
Eh por isso que domingo estarei ali, debaixo dessa janela...
5 comentários:
Mas que barbaridade! Inveja é fogo!!!
Moa, se o Papa perguntar por mim lá, diz que eu estou bem por aqui, apesar de ter sido mordido por uma p.u.t.a duma abelha, bem no olho, o que fez inchar todo o arredor deste órgão da visão, me deixando assim todo deformado (mais do que já sou!), além de ter a aparência de um boxeador que acabou de enfrentar o Tyson.
Experiências, experiências. Ainda bem que no mundo das idéias não há essas 'estupidezes' da realidade real. (O ruim é que ele não existe por si, mas na nossa cabeça!)
Fui.
Protesto é Protesto. Ninguem protesta por naum conhecer. Se assumo uma posiçao é justamente por conhece-la. To meio atrasada nos fatos, perdi esse "babado". Mas, sinceramente, acho que a Universidade naum pode se fechar em si mesma, ela é o espaço de pluralidades de ideias, de conceitos... Poderiamos boicotar entao a Ida de Habermas a Universidade, so por naum comungar com sua posiçao intelectual?
O importante é que foi um bonito protesto, com um monte de gente manifestando o apoio ao Papa. Tá certo que foi a direita da Igreja que organizou. Tá certo também que às vezes o Papa parece que pede pra levar... mas, devido ao fato, ele realmente mereceu e precisaca desse apoio.
Opa! To de voRRta
Um Papista (papiano, papagaio, papatudo, papão, papaléguas) em nosso meio rs brincadeira.
De no que der é nosso representante. Mas uma coisa é certa: nenhum protesto nasce do nada... Portanto, temos que nos lembrar disso e nos perguntar pelos reais motivos do protesto, não aqueles motivos que se-nos apresentam, mas aqueles... aqueles unzinhos.
Abração.
Ó nóis aqui traveiz
E ae? Sumiu?... Apareça. Abraço. JH.
Postar um comentário